Na Brasmin 2025, empresa apresentará tecnologias próprias que aliam alto desempenho à responsabilidade socioambiental
Em 2025, a PROGT celebra dez anos de uma trajetória pautada pela excelência e por um crescimento expressivo. Fundada por profissionais com mais de quatro décadas de experiência em separação sólido-líquido, a empresa carrega o legado de seus fundadores, que iniciaram suas carreiras na Dorr Oliver, referência global no setor desde a década de 1970. Esse amplo know-how impulsionou o rápido desenvolvimento da companhia e será compartilhado diretamente com os visitantes da Brasmin 2025, onde ela já tem presença confirmada.
A expositora iniciou suas atividades sem instalações próprias, mas hoje opera com duas unidades fabris de alta tecnologia: uma em Paulínia, com 4.000 m², e outra em Araraquara, com 5.000 m². Mais do que representar o crescimento da capacidade produtiva, essas estruturas evidenciam o compromisso em atender às demandas do mercado com eficiência e qualidade.
Os produtos que se destacam como carro-chefe no portfólio da PROGT são os equipamentos de separação sólido-líquido, reconhecidos por sua eficiência e relevância em diversas aplicações industriais.
“Durante a Brasmin, a PROGT apresentará nossas soluções em separação sólido-líquido, destacando como principal novidade os Filtros à Vácuo como o Horizontal Esteira, Disco e Tambor Rotativo, além dos Espessadores e Secador Infravermelho. Em 2025, estaremos em mineradoras parceiras demonstrando os resultados de processo do nosso Filtro à Disco Piloto com o acompanhamento de Eng. de Processo e Técnico de Campo. Esse equipamento, projetado pela equipe própria de engenharia, é reconhecido por sua robustez e eficiência, oferecendo soluções adaptadas às necessidades específicas de cada cliente”, antecipa o diretor comercial e de operações, José Álvaro Ogando.
Outro destaque da empresa é a aplicação da esteira de PVC nos filtros horizontais. Essa tecnologia permite o aumento da área de filtração sem necessidade de alteração na estrutura do filtro, garantindo maior flexibilidade operacional. Além disso, proporciona uma disponibilidade muito superior de fornecimento e serviços de manutenção, com respostas mais rápidas e eficazes se comparadas aos filtros tradicionais que utilizam esteiras de borracha, otimizando o desempenho e a eficiência do sistema como um todo.
O diretor ressalta que um dos principais desafios enfrentados pelas mineradoras é o tratamento de rejeitos e a gestão de resíduos. As tecnologias da PROGT têm papel fundamental para garantir uma disposição segura e ambientalmente responsável desses materiais. Os espessadores desenvolvidos pela já são amplamente utilizados nesse processo, oferecendo eficiência na recuperação de água e na redução de resíduos líquidos. A expectativa é de que o Filtro à Disco PROGT tenha desempenho igualmente relevante, operando de forma contínua, com alta disponibilidade, baixa necessidade de paradas para manutenção, uso de peças sobressalentes nacionais e produção de tortas com baixa umidade.
O foco na segurança operacional também é tendência importante do setor. “Todos os equipamentos da PROGT são projetados para atender rigorosamente às normas regulamentadoras. A empresa mantém um robusto programa de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA), com colaboradores treinados em conformidade com as exigências legais para garantir serviços realizados com máxima segurança. Adicionalmente, estamos em processo de certificação ISO 14001, demonstrando nosso compromisso com a gestão ambiental e a melhoria contínua”, explica Ogando.
Ademais, no que diz respeito à automação e digitalização, a PROGT oferece equipamentos com tecnologias avançadas com possibilidade de aplicação de sensores inteligentes, funcionalidades autônomas e monitoramento remoto. Atualmente, seus equipamentos estão em processo de implementação de sistemas AIoT (Inteligência Artificial aplicada ao Internet das Coisas), que permitirão análises preditivas, prevenção de falhas e uma melhoria contínua na produtividade operacional.
“Nossa expectativa para a Brasmin 2025 é consolidar a presença da PROGT como referência em soluções de separação sólido-líquido, fortalecendo relacionamentos com parceiros estratégicos e explorando novas oportunidades de negócios, buscando ampliar nosso networking com profissionais do setor, trocando experiências e insights que possam contribuir para o avanço das práticas de sustentabilidade, automação e eficiência na mineração. A feira também será uma vitrine importante para apresentar nossas soluções e mostrar como estamos alinhados às demandas atuais do mercado”, conta o diretor.
Para ele, a participação na Brasmin é uma oportunidade valiosa para aumentar o reconhecimento da empresa no mercado de mineração. O evento permite apresentar suas soluções diretamente às mineradoras, reforçando o compromisso em atender às demandas do setor e consolidar a PROGT como uma referência em soluções de separação sólido-líquido.
Sobre a Brasmin
A Brasmin é a feira de mineração que transforma o setor. O evento acontecerá de 24 a 26 de junho, no Centro de Convenções da PUC Goiás, em Goiânia, reunindo profissionais, empresas e especialistas para apresentar inovações tecnológicas, soluções em equipamentos, produtos e serviços direcionados à cadeia de mineração. Nela, visitantes têm acesso a uma ampla gama de expositores, além de palestras e painéis que abordam temas estratégicos e tendências que impactam a área, como sustentabilidade, automação, segurança no trabalho e políticas regulatórias. Mais informações: www.brasmin.com.br.