NOTÍCIAS

Sefar desenvolve soluções de filtração focadas em oferecer o melhor equilíbrio entre desempenho e durabilidade

Expositora da Brasmin 2025, empresa apresenta soluções para mineração que otimizam o desempenho dos equipamentos de filtragem, reduzindo custos, elevando a qualidade, aumentando a produtividade e minimizando impactos ambientais e riscos à segurança

Líder mundial na fabricação de tecidos de precisão a partir de monofilamentos para os mercados de serigrafia e filtragem, a Sefar está confirmada na Brasmin 2025. A expositora apresentará seus produtos que são utilizados em uma ampla variedade de indústrias. No Brasil, possui uma forte atuação com soluções voltadas para setores essenciais como mineração, agronegócio e alimentos. A empresa opera fábricas de tecelagem na Suíça, Romênia e Tailândia.

O diretor geral, Rogerio Ueno, destaca que a história da Sefar é marcada por inovação, excelência e compromisso com a sustentabilidade. Fundada em 1830, na Suíça, sob o nome Schweizerische Seidengazefabrik AG, era originalmente focada na produção de tecidos finos de seda. No início do século XX, começou a diversificar suas aplicações, utilizando tecidos técnicos em processos industriais e ao longo de décadas expandiu sua presença global, estabelecendo unidades de produção e suporte local em todos os continentes.

“A Sefar produz tecidos e telas para filtração principalmente para equipamentos amplamente utilizados na mineração com o filtro prensa, filtro de disco, filtro horizontal de esteira entre outros, bem como presta consultoria e assistência técnica permanente aos nossos clientes recorrentes”, fala Ueno.

Especificamente no segmento de mineração, a Sefar chama atenção ao desenvolver soluções de filtração que buscam o melhor custo benefício em termos de performance e vida útil. A empresa está com uma família específica para o setor mineral que visa maximizar o desempenho dos equipamentos de filtragem, resultando em melhorias significativas nos custos de produção, qualidade do produto final, produtividade e redução do impacto ambiental e riscos à segurança. 

“Também disponibilizamos uma variedade de lonas de filtragem que permitem uma instalação ideal, dependendo dos requisitos específicos de cada filtro e também possuímos uma fábrica no Brasil que visa atender nossos clientes com estoques estratégicos, tranquilidade na logística e disponibilidade de produto e suporte técnico prestado por profissionais experientes em equipamentos e insumos de filtragem”, conta o diretor.

Para a mineração, Ueno destaca os seguintes produtos e serviços do portfólio da empresa:

  • Telas e esteiras de alta performance para filtros prensa, filtros de disco a vácuo, filtros horizontais de esteira a vácuo e filtros a tambor, confeccionados com materiais avançados e compatíveis com as condições de operação de nossos clientes;
  • Telas especiais para filtros prensa de grande porte, personalizadas para maximizar a eficiência dos equipamentos, com instalação simples e longa vida útil;
  • Consultoria técnica especializada que inclui a avaliação de necessidades específicas de cada cliente e customização de soluções, e
  • Suporte técnico em campo, auxiliando clientes a otimizar o processo de filtração.

O diretor ressalta o compromisso da Sefar com práticas que minimizem o impacto ambiental, investindo no desenvolvimento de meios filtrantes mais eficientes e sustentáveis. A empresa adota processos industriais enxutos e ecológicos, alinhados aos princípios de responsabilidade ambiental, reforçando sua preocupação com o futuro do planeta.

No campo da digitalização e automação, a companhia já utiliza ferramentas digitais avançadas para monitorar a vida útil dos tecidos junto aos clientes. Essa tecnologia contribui para o planejamento eficiente de estoques e para a melhoria contínua dos produtos. Além de elevar a qualidade dos resultados finais, essas inovações ajudam a reduzir desperdícios e otimizar o uso de recursos, promovendo maior sustentabilidade em toda a cadeia produtiva.

Desafios e perspectivas

“Em nosso ponto de vista, um dos grandes desafios no nosso campo da filtragem e processamento mineral, é o manuseio de grandes volumes de rejeito e de fornecedores que possam entregar soluções confiáveis em equipamentos e consumíveis. Além disso, as mineradoras terão que apresentar soluções cada vez mais robustas e confiáveis diante da pressão regulatória para evitar desastres ambientais com barragens na busca por alternativas mais seguras, como a filtragem a seco”, diz Ueno.

Ele também destaca a importância da eficiência na recuperação de minerais, enfatizando que maximizar a extração de metais, tanto nos concentrados quanto nos rejeitos, é fundamental para garantir a rentabilidade, especialmente em jazidas de baixa qualidade. Além disso, a redução no consumo de água e energia durante o processo de filtragem é essencial não apenas para otimizar os custos operacionais, mas também para atender aos compromissos ambientais da empresa.

“A Sefar como parceira de tecnologia em filtração está apta e disposta a compartilhar nosso conhecimento e acesso a telas de alta qualidade que contribuem para uma operação contínua. Para a Brasmin 2025, temos grandes expectativas de reencontrar nossos clientes não apenas das regiões Centro-Oeste e Norte, mas também de outras partes do país. Nosso objetivo é compreender seus desafios específicos, nos colocar à disposição para a troca de experiências e, eventualmente, colaborar no desenvolvimento de soluções que contribuam para a melhoria de seus processos de beneficiamento”, garante o executivo.

A empresa vê a feira como uma iniciativa essencial para aproximar operadores de plantas e seus gestores das mais avançadas tecnologias disponíveis, além de oferecer uma oportunidade valiosa para conectar fornecedores que possam contribuir com soluções para os desafios operacionais e estratégicos enfrentados no setor. Reconhecendo a complexidade das atividades em uma planta de beneficiamento e as limitações de tempo dos profissionais, a Sefar destaca que eventos como a Brasmin atuam como uma ponte, facilitando o encontro entre usuários e empresas de tecnologia, promovendo a troca de experiências e gerando negócios positivos para todas as partes envolvidas.

Sobre o futuro da mineração no Brasil, Ueno destaca que as mineradoras precisarão, cada vez mais, adotar práticas sustentáveis, reduzindo seus impactos ambientais e otimizando o uso de recursos como água e energia. Nesse contexto, a filtragem e a deposição a seco de rejeitos surgem como uma das iniciativas mais relevantes. Além disso, as empresas do setor enfrentarão desafios relacionados à variabilidade dos minérios e, em alguns casos, terão de processar reservas com teores mais baixos. Para esses cenários, a Sefar está preparada para desenvolver tecidos específicos, adaptados às características de cada minério, oferecendo soluções personalizadas em vez de limitar os clientes aos produtos disponíveis no momento.

A empresa está comprometida em desenvolver tecidos e telas cada vez mais duráveis e eficientes, que contribuam para a economia circular e para a redução do consumo de recursos naturais. Além disso, a empresa se coloca à disposição para colaborar com as mineradoras, oferecendo treinamento e suporte aos operadores e gestores na seleção e no uso eficiente dos tecidos técnicos, por meio de sua equipe de campo e programas de capacitação realizados diretamente nas usinas.

Sobre a Brasmin

A Brasmin é a feira de mineração que transforma o setor. O evento acontecerá de 24 a 26 de junho, no Centro de Convenções da PUC Goiás, em Goiânia, reunindo profissionais, empresas e especialistas para apresentar inovações tecnológicas, soluções em equipamentos, produtos e serviços direcionados à cadeia de mineração. Nela, visitantes têm acesso a uma ampla gama de expositores, além de palestras e painéis que abordam temas estratégicos e tendências que impactam a área, como sustentabilidade, automação, segurança no trabalho e políticas regulatórias. Mais informações: www.brasmin.com.br

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

LEIA MAIS:

Brasmin aposta em matchmaking inteligente para gerar valor a expositores e visitantes

9 de abril de 2025

Detectores de metais e soluções sob medida: Priel na Brasmin 2025

28 de fevereiro de 2025

Ceará pode perder o fosfato e o urânio de Itataia

22 de abril de 2025

plugins premium WordPress

Obrigado pela sua mensagem!
Nossa equipe logo entrará em contato.